quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Happy Old Year.

(Ler ouvindo Viva la vida - Coldplay)

Todo ano é a mesma coisa, aquele clichê natalino, as pessoas felizes, se amando, desejando o bem de todos, pra todos, com todos, por todos, pra tudo, pro universo. Todo aquele sentimento mesquinho, obrigatório de ficar bem pro ano que começa. Passei essa semana toda, procurando algo pra escrever sobre o Ano Novo, algo que correspondesse ao que eu sinto sobre tudo isso. Mas não consegui chegar a conclusão nenhuma... E essa não-conclusão, me trouxe a uma conclusão mais do que conclusiva: eu não me importo com o Ano Novo. Vou dormir dia 31 e acordar no dia 01. Fatality. Simples assim. Vou acordar lá pela meia noite, irritada com o barulho, com várias sms’s de amigos, inimigos, conhecidos, números desconhecidos me desejando tudo de bom, de melhor, de perfeito, shananam e etc e tal, mas no outro dia vai ser tudo igual. Todos com a mesma rotina, a mesma vida do ano anterior. Essa crença é babaca demais, gente, por favor. O que te faz realmente acreditar que uma mudança de calendário, trocar uma folha na parede  por outra, mudar o ultimo digito do ano, quando vai preencher uma data vai mudar seu destino, dar um up, uma reviravolta na sua vida? É pior do que acreditar em Papai Noel. Usar branco, comer lentilha, fazer listinha, semente de não sei o que, jogar comida no mar, pular não sei quantas ondas, andar pra trás, tudo bem, é superstição, mas e aí? O ano começou e você? Fez por merecer tudo isso? Quer mudar sua vida, mas não move uma palha pra tal. Quer uma revolução, mas não abre a boca, Quer guerra, mas não mexe em arma. Palavra sem ação, é inútil. Ao invés de se preocupar com a champagne esse ano, vamos ser práticos, vamos ser inteligentes. Menos euforia e mais reflexão. Menos bebedeira e mais família. Reenverter valores. Dar um F5 nas prioridades. Que esse ano seja novo, não por ter passado mais um 31/12, mas por ser uma mudança em você. Que você faça. Que você mude.
 Chega de chamar ano velho, de ano novo. Chega de deja-vus.




8 comentários:

  1. Também já notei que é muito chato ao em vez de causar alegria causa é tristeza e tédio.

    Quando criança tudo isso era uma vesta e muita diversão...
    Essas festas são bobagem criadas pelos comerciantes para vender mais!

    ResponderExcluir
  2. Adorei tudo por aqui. Mas resolvi comentar este, que belezinha de texto hein? Eu compactuo com o mesmo sentimento, tanta gente desejando, esperando, querendo, se arrependendo e tudo continua igual. Por isso neste ano tô falando pra todo mundo, mais ação e menos superstição.

    Great!
    Abraço e obrigado pela contribuição literária numa país de gente sambando...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi, que blog legal.
    Adorei seu texto.
    Topa fazer parceria?

    http://carlosrodrig.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Li o seu post agora, mas coincidentemente pensei exatamente nestas coisas na virada de ano. O dia primeiro é só mais um dia, as coisas não vão mudar se não corrermos atrás delas.
    Parabéns. Estou te seguindo.
    Se puder dá uma passadinha no meu blog.
    http://filhosavida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Pura invenção humana, pois na realidade nada muda com a passagem dos dias meses e anos.
    Retribui?

    ResponderExcluir