segunda-feira, 26 de março de 2012

Conselhos (Parte II)



(Ler ouvindo Maria Rita - O que é o amor?)

Olá classe! Sentiram saudade? Ok, não precisam responder. Vamos ao que interessa. Hoje nos vamos falar sobre o bicho de sete cabeças. O monstro do lago Ness. O terrível, temível, horripilante e assustador A-M-O-R. Anotem com a canetinha colorida, no título: O que é o amor? O amor, minhas lindas, nada mais é do que o seu amor próprio refletido em alguém. Amor significa espelho. Simples assim. Grifem isso. Pra amar alguém, é preciso primeiro se amar. Aí vocês vêm pra mim chorando, descabeladas, com a roupa suja de sorvete da noite de fossa anterior gemendo que amam o fulano mais do que tudo e que ele é a vida de vocês. Acorda pra vida, minha filha! Acorda pra realidade, isso aqui não é Matrix, muito menos conto de fadas. Pra amar alguém, é necessário que você se goste em primeiro lugar. E se está faltando amor próprio, já descarta a possibilidade de amor. Pronto, risca da lista. Pode ser paixão, atração, desespero, carência, loucura, pode ser tudo. Tudo. Mas amor não é. Agora uma de vocês vai pensar: “Como ela pode ter certeza que não é amor?”. Porque é óbvio. Porque o amor foi feito pra fazer bem pras pessoas, pra unir, pra completar. “Amor” que destrói, que diminui, que não acrescenta, tem outro nome. E tem outro final também. Isso não quer dizer que amor seja eterno, seja até o final da vida, seja até ficar velhinho e de mãozinha dada, nada disso! Amor é amor. Amor é hoje. Amor é o reflexo de como você se sente hoje. Amar alguém pelo que a pessoa é e pelo que ela é, na sua vida. As pessoas mudam. Acreditar em amor eterno é se prender em rotina. Amor eterno é o mesmo que ler Shakespeare. È lindo, mas é ficção. Amor é todo dia. É rotina. É quebra de rotina. Amor é a paz de espírito que você encontra perto da pessoa. Não importa se é um relacionamento longo, curto, distante, grudado, calmo, violento ou gay. O importante é a paz. Esse papo de pessoa ideal, pessoa que te combina, metade da laranja, simpatia e amarração é perda de tempo. È atraso. Vai cuidar de você, vai ser feliz. Amor próprio é o amor mais bonito. Quando o seu amor próprio encontrar abrigo em outro peito, aí você pode chamar de Amor. Com letra maiúscula. Pode falar com a boca cheia, todas as letras. Porque quando é assim, é concreto. Não é amorzinho idealizado, nem de infância, nem de verão, nem platônico. É real. E não tem problema se acabar amanhã, ou se durar cinqüenta anos. Não vai ter morte. Amor assim, é um marco na vida. E a gente aceita ele, do jeito que for. Sem se prender a datas, promessas, compromissos e convenções. Com a intensidade e duração que for necessário. Agora vamos parar de mistificar tanto o amor, vamos parar de por tanta lenha num fogo tão baixo. Não tem mistério, não tem segredo. Amor é o que te fizer bem. E não importa se é amor próprio, amor a profissão, amor a solidão, amor ao próximo, amor ao filho, amor a vida. O importante é ter amor. Saudável. Chega de colocar o amor num pedestal, num alcance tão longe, o amor mora ao lado, mora dentro, mora junto com a gente. Chega de dar tanto valor a um sentimento que não se força, que não se pede e não se adquire tentando. Amor só acontece, quando a gente cansa de procurar o homem dos sonhos e decide seguir aquele clichê, de toda mulher triste “Vou cuidar de mim”. O amor é cuidar de si, na outra pessoa. Porque cuidando dela, você cuida de você. Por hoje é só, meninas. Por favor, pensem nisso. Chega de chamar qualquer paixonite de show da Ivete de amor. Quem ama loucamente, não ama! Grifem isso com caneta colorida. Se cuidem, pensem, reflitam e amem, mulheres. Amem a si mesmas, amem os outros.
E amém.

10 comentários:

  1. Lindo texto. Amor realmente é espelho. Nós só aprendemos a amar, quando nos amamos em primeiro lugar.

    itgirl-sweet.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. resumindo: "Eu me amo! Eu me amo! Não posso mais viver sem mim"! rsssss... não há como amar o próximo se não se ama e se aceita, #fato

    http://seenovidadeeuquero.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Belo Texto! sinceramente, você tem uma bela mente! é real, é fato! só que infelizmente hoje em dia as pessoas não sabem mais amar,não sabe o '' valor do amor '' não intendem o significado, não intende o amor... infelizmente vejo muito disso, as pessoas só teêm interesse por bens e o casamento é pela união de bens também, é raro encontrar o '' verdadeiro amor '' infelizmente...

    belo blog,estou seguindo! ficaria feliz se retribuisse o comentário ou seguisse meu blog... obg!




    www.Tec-Gamesbr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Belo texto... Em primeiro lugar, sempre vem o amor próprio.

    ResponderExcluir
  5. E é isso basicamente o que as pessoas precisam aprender com urgência, tá todo mundo amando errado. Concordo com você, "amor foi feito pra fazer bem pras pessoas".

    ResponderExcluir
  6. oii adorei o blog estou te seguindo me segue tbm beijao
    http://maddalice.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Carambolasssssss verdes da tunísia! (risos)
    Quanta clareza! Quanta veêmencia. Adoro o seu lado super prático e concreto!
    Acredito sim que amor é isso tudo o que falou, amor só nasce quando a gente se ama de verdade, de coração, de olhar para si e sentir o melhor do mundo e por isso super capaz de dividir est sentimento todo com alguém. E veja bem eu não falo deste amor que andam propagando, sabe este que envolve o negócio de abraçar a si próprio e repetir amadoramente que se ama? Tsc Tsc.
    Amar a si próprio é primordial é essencial. E amar o outro é uma consequência do amar a você mesmo. Eu só digo que amo alguém quando estou no meu auge, eu só tenho um caso de amor quando comigo já estou bem resolvido e por isso só por isso eu não acredito em monogamia, e tenho dito!
    Lindo, lindo, lindo... Bjãooooo!

    ResponderExcluir
  8. Realmente, quando achamos alguem bacana e a amamaos nos sentimos melhor, e nos arrumamos mais.

    Eu sempre apoiei o Amor intenssamente

    ResponderExcluir
  9. Acho que eu nunca vou poder defini-lo até sentir de verdade. Lindo texto! *_*

    ResponderExcluir
  10. Com certeza. Acho que a sociedade sofre de um mal de falta de auto estima: valorizam quem pisa e ignoram quem os ama. Quem se ama de verdade naturalmente volta sua atenção à seus admiradores, à quem está à seu lado sem ficar olhando se o quintal do vizinho é mais verde.

    ResponderExcluir