sábado, 18 de agosto de 2012

Teoria.






(Ler ouvindo Marisa Monte - Não vá embora)

Há algumas semanas foi Dia do Amigo... e eu esqueci. Esqueci porque não sou muito ligada nesse negócio de datas e tal. Meus amigos entenderam. Aí outro amigo me pediu pra escrever sobre isso... e eu aceitei o desafio. Mas e agora? O que é que eu vou falar? Fui ler textos de grandes autores, falando sobre amizade e eles falavam tudo o que eu já tinha pensado em falar. "Amizade é o amor que nunca morre", "Eu morreria se perdesse todos os meus amigos". E agora o que posso dizer que vá tocar alguém, que vá ser de verdade, o que eu posso dizer pra definir as pessoas mais importantes da vida de alguém? Ah, eu vou ser sincera. E se ficar ruim, meus amigos que me perdoem. Pra falar a verdade... Eu acho que a palavra "amigo" foi inventada lá trás, na mesma época que inventaram "amor". E é uma teoria muito ruim, mas eu gosto de pensar assim. Decidiram inventar uma palavra pra designar o afeto, o carinho, a vontade de estar perto. Amor, decidiram. Mas a palavra ficou muito forte, as pessoas tinham medo de usar. Apareceu um cidadão (considero-o meu amigo, pelo ato) e disse: pra todos aqueles que fizerem parte dos momentos bons e ruins da sua vida, que te conheça os defeitos e mesmo assim não se enfade da sua presença, que divida suas dívidas e dúvidas, pra todo aquele que entrelaçar a vida com a sua, use a palavra "amigo", é parecida com "amor", mas é mais amena. É mais amiga. Desde então a palavra amor foi designada ao sentimento mais sublime, com mais respeito. E a palavra amigo se tornou sinônimo de amor, só que despretensiosa. Acho que a amizade é exatamente isso, um amor despretensioso. O sentimento é o mesmo, só que a gente gosta de separar as coisas, pra não se confundir. Tenho amigos que nunca conheci. Alguns vivos, outros mortos faz um tempão. Renato Russo, Eder Eduardo, Fernando Pessoa, Candace Bauer, Cecilia Meireles, Sarah Ester. E não tenho medo de dizer que todos esses nomes são meus amigos, porque foram eles que muitas vezes, mudaram meu dia, minha semana, minha vida. Acho que a responsabilidade de um amigo é deixar uma marca na sua vida, é fazer de um período, um tempo diferente, tempo de ser lembrado. Amo meus amigos pelo tamanho da diferença que fizeram em mim. Pelos empurrões, bebidas, palavras e vergonhas. Pela vontade de fugir comigo do mundo, pelo mundo, atrás de outro mundo. Pelos abraços fortes e frouxos. Pelos dedos na cara e pelas reconciliações. Não tenho pena de quem não tem amor, dinheiro, caráter. Acho que as pessoas se prendem demais a coisas irrelevantes. 

Mas tenho verdadeira pena de quem não tem lembranças. Quem não tem histórias, quem não tem am(or)igos.


14 comentários:

  1. VOLTA LOGO PRA GENTE ♥

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, você começou o texto como quem não quer nada, como quem chega de mansinho e logo deu vida à frases fantásticas, como essa: "Acho que a amizade é exatamente isso, um amor despretencioso."

    Estou te seguindo, meus parabéns pelo blog. Lindo.

    Um beijo, Misunderstood.

    ResponderExcluir
  3. Quanto talento! Fico orgulhosa de vc rsrs

    ResponderExcluir
  4. haha amei o final, muito bom seu texto.
    Estou seguindo o seu blog, segue o meu?
    http://bregainstyle.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu agradeço sempre por ter vários amigos, mas as vezes fico triste por descobrir que aqueles que pensava que eram grandes amigos nem eram tanto assim =(

    ResponderExcluir
  6. Muito bom texto. Gostei. Rápido e intenso, sem rodeios. Amei o final! Você tem uma boa escrita, parabéns.
    estou seguindo o blog, esse é o link do meu, caso queira dar um olhada:

    http://casadacolinablog.blogspot.com.br
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Amizade é algo diferente de amor. Com amigos vc aprende a amar, mas a amar os amantes. Amigos são apenas uma mão amiga que pode te ajudar a se salvar da torrencial do amor...

    ResponderExcluir
  8. É... Começou despretensioso, depois quase me fez chorar.

    ResponderExcluir
  9. Adorei o texto, parabéns! :)
    Estou seguindo os seus blog!
    Passo também para divulgar os meus blogs:
    O meu mais pessoal: www.multicromatica.blogspot.com
    E o outro é mais divertido... Gurias, venham descobrir o que essa vida tem de mais gostoso de uma forma muito mais divertida! ;) Só acessar: www.gostosurasmaistravessuras.blogspot.com
    Beijos!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Que texto mais lindo! Se hoje fosse dia do amigo, dedicaria ao meu amigo Freddie Mercury, hahaha. Não fosse pela voz e pelas palavras dele, não sei o que seria de mim. :)

    :*

    http://hey-london.net

    ResponderExcluir
  11. Olá, gostei do seu blog, gostaria de estalecer parceria com vc, de divulgação. Podemos ver isso? visite-me para combinarmos : http://paulohl01.wordpress.com

    Até breve.

    ResponderExcluir
  12. s´po de ser amiga de Fernando Pessoa vc já é amiga de 127 pessoas diferentes :D
    mas eu particularmente não diferencio amor de amizade, existe sim um "amor" um pouco diferente, o que talvez seja levado ao carnal das relações mais intimas e interpessoais, mas os amigos (reais) ficam num patamar tão próximo do amor que chega a ser ums sentimento indistinto...

    Tiago Guillen

    ResponderExcluir